A pintura estimula a comunicação, a criatividade e aumenta a concentração tanto de crianças quanto de adultos. Além de ser um ótimo hobby, também é indicada como tratamento terapêutico, pois auxilia na redução do stress e ansiedade.
Como qualquer outra atividade, a pintura requer aprendizagem ao longo do tempo, mas você pode despertar este interesse nas crianças desde cedo. Uma boa alternativa é o uso de livros de colorir, onde eles encontrarão diversos desenhos prontos para receber a pintura com lápis de cor, giz ou até mesmo tinta. Uma opção barata e simples é a pintura a dedo, que pode ser feita desde o primeiro momento que a criança consegue segurar objetos, contanto que seja supervisionada de perto por um adulto e se utilize materiais atóxicos.
Por volta dos cinco anos, a criança já tem mais firmeza nas mãos e um desejo de expressar sua criatividade de maneira mais ampla, então é possível utilizar outros materiais mais complexos, como esponjas de pintura. Criar um ambiente onde seu filho poderá organizar seus materiais e pintar livremente é fundamental para estimulá-lo nesta fase.
Outra forma de motivar as crianças para a pintura é trazê-los para visitar exposições de diferentes artistas, algumas até fornecem visitasguiadas especialmente pensadas para crianças, com oficinas e jogos.
Insira a pintura na rotina de atividades de seus filhos e aproveite estes momentos de criação para reforçar os laços entre vocês. Eles desenvolverão individualidade, percepção e criatividade, e você poderá relaxar e se beneficiar dos princípios terapêuticos da pintura.