As mulheres grávidas passam por várias provações durante os meses de gestação: enjoos, instabilidade emocional, inchaços, irritabilidade e as diversas mudanças corporais. Além destes problemas tão conhecidos, muitas mulheres também sofrem com a insônia.
Os motivos para a dificuldade em dormir são diversos, indo desde a alteração hormonal até a vontade recorrente de ir ao banheiro. Isso significa que algo não está em equilibrio e precisa ser corrigido, mas não é sinônimo de doença. Cada fase da gestação tem estopins diferentes para as noites sem sono, que são:
1º Trimestre: a mulher começa a apresentar sonolência intensa a qualquer hora do dia, devido a alterações em seu metabolismo.
2º Trimestre: começam a surgir os primeiros problemas para dormir, que costumam ter origem na constante vontade de ir ao banheiro.
3º Trimestre: o metabolismo acelera, preparando a gestante para a maratona de cuidados com o bebê e a amamentação, o que faz com que ela acabe dormindo menos. A dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir também influencia no sono.
O acompanhamento médico durante o pré-natal, além de garantir a saúde do bebê, também auxiliará no bem estar da gestante nestes casos, pois ajudará a identificar a origem do problema. Portanto, gestantes e futuras mamães podem ficar tranquilas: ter problemas para dormir na gravidez é completamente normal e tem como contornar a situação.