A assadura é uma inflamação da pele causada pela exposição prolongada à umidade da fralda. Apesar de ser comum e ocorrer com frequência em crianças de até 9 meses, esta inflamação pode ser evitada.
Mesmo com a higiene adequada do bumbum e genitais dos bebês, muitas vezes as assaduras podem ocorrer, causando extremo desconforto para a criança. Para reduzir o aparecimento desta inflamação, os médicos recomendam que a troca da fralda seja feita sempre que o bebê fizer suas necessidades.
Estima-se que o correto seja trocar a fralda por volta de oito vezes ao dia, sempre fazendo a assepsia da região com algodão embebido em água morna ou lencinhos umedecidos, secando bem logo em seguida para reduzir a umidade.
Aproveite os momentos logo antes e após o banho para deixar o bebê sem fraldas por um tempo, para que a pele possa respirar mais adequadamente. Durante o banho, use um sabonete vegetal hidratante específico para bebês, para limpar e cuidar da pele de seu filho.
O tratamento inicial da assadura se dá através de cremes à base de hidróxido de alumínio e/ou magnésio, mas não deixe de consultar um pediatra caso o problema se prolongue.