Nos primeiros meses de vida é natural o bebê acordar durante a noite. Consequentemente, os pais também dormem pouco e lutam diariamente com esta situação, na tentativa de fazer com que os bebês tenham um sono mais equilibrado.
Não existe uma regra, mas geralmente os bebês acordam bastante até os quatro meses, variando até um ano de idade em alguns casos. O principal motivo para a interrupção do sono é a fome, mas a criança também pode se incomodar com uma fralda suja ou úmida.
Lembre-se que o quarto do bebê deve ser próximo o suficiente para que os pais ouçam seu choro, mas não é recomendável que ele durma no mesmo quarto que os pais após três meses de idade.
Para estimular o sono, é importante manter o bebê aquecido, com as fraldas limpas e alimentado com leite materno. Diminuir o barulho e as luzes da casa gradativamente, mantendo um ambiente tranquilo, também ajuda neste processo.
Caso seu pequeno já tenha mais de um ano e continua com sono instável, verifique se há algo no ambiente interferindo a tranquilidade, como agitação noturna na casa. Enquanto você tenta identificar os fatores externos que comprometem o sono de seu filho, conte com produtos que deixem o seu bebe mais confortavel para a hora do sono.