As praticidades da vida moderna são uma faca de dois gumes: por um lado, facilitam nossa rotina e nos fazem ganhar tempo; por outro, nos afastam de uma vida mais saudável e natural.
A urbanização e utilização excessiva de carros, elevadores, escadas rolantes e controles remotos, por exemplo, fazem com que nosso corpo exerça menos esforço. Quando estes fatores estão aliados a uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, provenientes de frutas, legumes e alimentos naturais, nosso corpo padece e apresenta problemas como obesidade, doenças cardiovasculares (pressão alta, acidentes vasculares) e metabólicas (diabetes).
Estes fatores também acabam influenciando as crianças: a brincadeira de pipa, esconde-esconde e a partida de futebol, entre outros, foram substituídas pela televisão, vídeo game e computador. Exercitar as crianças desde pequenas é fundamental para manter a saúde e o funcionamento pleno de seu organismo, ainda mais considerando que elas podem praticar atividades desde o nascimento.
Durante cerca de nove meses, o bebê se forma dentro de uma bolsa de água no útero materno, o que o faz ter uma relação muito boa com a água. Sendo assim, a natação é o primeiro esporte recomendado.
Os esportes também ajudam na sociabilidade da criança, contribuindo para a educação e disciplina, mas é importante ter em mente que a criança não deve ser cobrada por resultados ou obrigada a realizar alguma atividade física, e sim estimulada.
Aliar a atividade física com a educação é a melhor maneira de contribuir para a melhor formação mental e física das crianças, então estimule também a leitura nos pequenos desde cedo.