Viajar com a família toda é muito gostoso, mas exige preparos e planejamento, especialmente quando temos crianças pequenas.
Não importa se será a primeira ou a décima viagem com seus filhos, sempre há um detalhe que pode passar despercebido. Separamos algumas dicas para você encarar essa aventura sem muitos transtornos.
Pesquise antes de reservar: entre em contato com todos os hotéis, restaurantes e lugares que exigem reservas para saber qual é o mais vantajoso. Se for fechar com uma agência de viagens, pergunte por pacotes promocionais para viagens em família. Defina também os limites de gastos com compras, para a viagem não sair mais cara que o planejado.
Escolha um bom horário: prefira viajar em horários que seus filhos estejam mais tranquilos, preferindo sair em horários quando o clima seja mais fresco. Programe também várias paradas para descanso. Se for de avião, chegue cedo para fazer o check-in e tentar escolher as poltronas onde se sentarão, podendo até deixar um assento vazio no meio caso o voo não esteja cheio. Leve roupa extra, tanto para os pequenos quanto para você, e tenha em mãos algum brinquedo, jogo ou revista de atividades para quando as crianças começarem a ficar entediadas.
Controle a bagagem: roupas, comida, fraldas, mamadeira, cadeirinha... a bagagem de uma criança pequena já é suficientemente grande, então evite levar coisas desnecessárias. Leve apenas um ou dois brinquedos, pois para os pequenos tudo vira diversão.
Primeiros socorros: leve alguns medicamentos que podem ser úteis, preferencialmente indicados pelo pediatra. Evite também viajar caso a criança já esteja doente, pois o desconforto será ainda maior.
Comida caseira: se as regras do país permitirem, leve comidas familiares à criança, para evitar que ela estranhe algum alimento durante o voo. Nestes momentos, a bolsa térmica é fundamental para preservar as papinhas, frutas, líquidos e barras de cereais, por exemplo.
Documentos importantes: se o destino for outro país, lembre-se que as crianças também precisarão de um passaporte e/ou visto. Por aqui, basta levar uma cópia da certidão de nascimento e o RG.
Vacinas: todas as vacinas precisam estar em dia. Em viagens ao exterior, confira com o consulado ou embaixada do país a necessidade de tomar vacinas específicas.